O Sofá Laranja

Cartas são achadas no Central Park. Uma autora brasileira conta a história e o coração de leitores é quebrado para sempre.

Fania me achou. Com seu primeiro livro publicado pela editora Tinta Negra, a autora teve “O Sofá Laranja” resenhado no “Prosa e Verso” (jornal O Globo) e na GloboNews, mas foi sua busca por participar do Clube do Livro Saraiva que a trouxe até mim.

Sorriso largo e olhos verde claros, Fania é uma simpatia e seu semblante tranquilo esconde a força de sua narrativa, a precisão de sua escrita. São apenas 108 páginas que compõem seu primeiro romance, mas nelas estão brechas de uma vida inteira. Uma vida retalhada por acontecimentos trágicos e corriqueiros, lindos e tristes, fortes e banais. Tudo escrito com palavras muito bem escolhidas, equilibrando o que o leitor deve ou não saber, vai ou não sentir.

O “Sofá Laranja” é a publicação de cartas escritas por Susan para seu marido, e deixadas em um banco qualquer no Central Park, em Nova York. Dizer mais do que isso é estragar a leitura, que precisa ser feita de forma dedicada, não por ser rebuscada e difícil. Não, não. Mas pela simples razão de que o livro é tão bem escrito que merece ser lido com dedicação, com respeito e apreciado como a obra que é.

A cada carta, conhecemos mais um aspecto do ocorrido com Susan, mais um pouco sobre seu relacionamento com Sam (seu marido) e queremos saber cada vez mais. E é esse preencher de lacunas que move página após página e que faz o coração ficar ansioso para finalmente saber o que aconteceu.

A forma epistolar de “O Sofá Laranja” tem conexão direta com o efeito que ele causa em seus leitores. Em tempos de redes sociais, Whatsapp e muito mais, um romance como este precisa ser muito bem escrito para gerar o efeito necessário e Fania consegue com maestria.

Fania me achou e estará no Clube do Livro Saraiva de abril, a ser realizado no próximo dia 26, às 15h, na Saraiva do Rio Sul, no Rio de Janeiro. Fania me achou e eu tive o privilégio de conhecer o “Sofá Laranja”. Convido a todos para fazerem o mesmo.

Mais informações sobre o Clube do Livro podem ser encontradas aqui: www.facebook.com/clubedolivrosaraivarj

Compre aqui:

Submarino01 Saraiva Travessa Americanas Livraria Cultura

 

Um pensamento em “O Sofá Laranja”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: