Olhos D’água

Estou sempre em busca de conhecer novos livros, novos autores, novas histórias. Nessas minhas busca constante vou guardando referencias nos meus caderninhos e, como tempo, vou lendo tudo de todos. Conceição Evaristo entrou no meu caderninho há uns anos depois que li uma ótima entrevista dela no jornal, depois disso várias vezes li referencias a seus trabalhos e com isso fui em busca de conhece-la. “Olhos D’água”  era o único livro dela disponível na amazon e por isso foi o escolhido, é uma coletânea de contos o que acabou me ajudando com o desafio de leitura.

Todas as histórias têm como protagonistas personagens negros, quase sempre mulheres e na sua maioria pobres. É revigorante pegar um livro e ver outros protagonistas que não a classe média branca de uma grande cidade, é maravilhoso poder ter como guia em uma história um outro olhar, o olhar dos marginalizados, dos que também habitam as grandes cidades e ao mesmo tempo são excluídos delas.

As histórias são, tirando o ultimo conto, trágicas. A da menina em busca de sua figurinha desaparecida é minha preferida. Mostra a realidade de uma mãe em uma favela tentando criar os filhos, o que trabalha para o trafico, o que foi para o exército, as dificuldades do dia a dia. Esse mundo tão próximo e tão distante do asfalto das grandes cidades está nessas poucas páginas e merecem uma leitura calma, um momento para absorver o que se está lendo, é tudo tão real que nem parece ficção e isso é assustador.

Todos os ouros livros de Conceição Evaristo já estão na fila para serem comprados. Esse foi dos livros que queria ler mais e mais e ao mesmo tempo não queria que acabasse de forma alguma.

Compre aqui:

Submarino01 Saraiva Travessa Americanas Livraria Cultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *