Sinta o vapor!

Clube do Livro Saraiva RJ aborda a literatura Steampunk na edição de agosto. Sentiu o vapor?

Um passado que pensa no futuro, mas é escrito no presente. Essa é uma definição da literatura Steampunk, se ela pudesse ser tão facilmente definida. Não pode, porque Steampunk é um movimento que envolve literatura, cinema, moda e até música. Steampunk é um conceito que mistura nostalgia e crítica atual com o charme da época vitoriana. Tem como não amar?

Como criadora e mediadora do Clube do Livro Saraiva, estou sempre em busca de novos temas para as edições mensais. O objetivo do Clube é trocar experiências literárias, vencer pré-conceitos e descobrir coisas novas, sejam elas obras, autores, gêneros ou movimentos. O foco não é ser didático, mas sim um momento de descontração durante o qual podemos descobrir novos interesses e debater os que já temos. São quatro anos de constante busca por aprimoramento e o Steampunk chegou ao Clube movido à dúvida que via no rosto de várias pessoas quando mencionava o termo: como é possível poucos conhecerem algo tão show?

Então sugeri o tema, tive a colaboração de amigos que adoram Steampunk e que me indicaram outros que são envolvidos com o movimento, como foi o caso de Bruno Accioly (autor e membro do Conselho Steampunk) e de Gianpaolo Celli, da Editora Tarja, a primeira a publicar livros sobre o tema no Brasil. E fez-se o vapor.

Claro que, não poderia faltar a moda Steampunk na edição do Clube, né? Então o Atelier Lephtá deu uma mão no figurino alusivo ao tema. Curitam?

E a felicidade foi ver, mais uma vez, a Saraiva do Rio Sul lotada! Cerca de 70 pessoas compareceram e se encantaram com o charme do Steampunk. Livros como “Alma?” (Editora Valentina), de Gail Carriger (entrevista exclusiva com a autora), “Anjo Mecânico” e “Príncipe Mecânico”, de Cassandra Clare (Galera Record), e muitos outros foram debatidos. Abordamos o conceito do Steampunk, outras obras importantes e muito mais.

Confira na página do Clube do Livro Saraiva no Facebook alguns links relacionados ao tema e os livros sorteados durante o evento. Obrigada a todas as editoras parceiras, a todos os leitores participantes e a equipe Saraiva por mais uma edição de sucesso do Clube.

A edição de setembro do Clube do Livro Saraiva Rio de Janeiro será realizada em 22 de setembro (domingo), na Saraiva do Rio Sul, às 15h, com a participação especial de Tita Mirra. O tema será a literatura New Adult.

Até lá, nos encontraremos na Bienal! O Cheiro de Livro vai estar por lá, fazendo a cobertura e quem quiser bater um papo comigo, basta aparecer no evento da Editora Seguinte que abordará as sagas “Bloodlines” e “A Seleção”, no domingo, 1º de setembro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: