Barba Ensopada de Sangue

Barba Ensopada de SangueDaniel Galera é um daqueles autores de quem sempre ouvia falar mas que nunca tinha lido. Nas minhas compras literárias pré-férias resolvi que já passava da hora de conhecer o trabalho de Galera. Cheguei na Timbre, minha livraria preferida, e perguntei qual título dele eles me recomendavam. A resposta foi rápida: “Barba Ensopada de Sangue”, o ultimo romance dele. O livro ficou vagando na estante “não lidos – prioridade” até o começo de dezembro quando finalmente pude apreciar a leitura.

A escrita de Galera é ótima, com um enorme destaque para os diálogos. As conversas entre os personagens soam reais, tem o ritmo certo e contribuem para a narrativa. Os diálogos encantam mas são as descrições que me encheram os olhos. Aluísio de Azevedo e o seu “O Mulato” me traumatizaram com o excesso de descrições, na narrativa de Galera há muitos trechos descritivos e eles são usados de forma brilhante, contribuindo para a narrativa e não ambientando os personagens. As descrições tem outra função para o personagem principal (seu nome nunca é dito). Ele tem uma doença neurológica que transforma as descrições primordiais para o seu dia-a-dia. Não vou entrar em mais detalhes para evitar spoilers.

A história é até simples: professor de educação física realiza o ultimo desejo do pai e se muda para Garopaba para descobrir o que aconteceu com o avó. Sempre acompanhado por Beta, a cadela do pai. Esse plot esconde a profundidade da leitura. Aqui se fala sobre solidão, sobre pertencer a algum lugar, sobre cidades pequenas e sua hostilidade com o diferente e, até, sobre as crises que todos temos volta e meia.

A narrativa muda um pouco de ritmo na terceira parte do livro e isso condiz com o que está acontecendo com o personagem principal, mas essa parte final não flui tão bem quanto o restante do romance e me incomodou um pouco. Mesmo assim é um grande livro e valeu a leitura de cada página, já até comprei outro livro de Galera. Ele é realmente tudo isso que sempre li, um grande escritor da nova geração de escritores brasileiros.

Compre aqui:

Submarino01 Saraiva Travessa Americanas Livraria Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 pensamentos em “Barba Ensopada de Sangue”

%d blogueiros gostam disto: