Escritores Brasileiros – 1ª parte

No meu colégio, lá no século passado, os professores recebiam um carometro de cada turma. O carometro era uma folha com a foto de todos os alunos da turma, era feito para que professores, coordenadores e inspetores conseguissem nos identificar com facilidade. Foi esse instrumento, que não sei se se usa em outras escolas ou só na minha, que me inspirou a montar um carometro dos escritores brasileiros.

Na verdade foi essa lembrança das fotinhos dos alunos e uma conversa em uma mesa de bar. Na mesa de bar, cercada por amigos que adoram ler, descobrimos que muitos de nós somos incapazes de colocar um rosto nos nomes que estampam as capas de tantos dos livros que temos em nossas bibliotecas, mais do que isso, descobrimos que tínhamos uma certa dificuldade de montar uma lista de cinquenta escritores brasileiros. Fiquei meio indignada comigo mesma ao ver que eu, integrante de um blog sobre literatura, era incapaz de listar cinquenta autores nacionais. Fiquei com essa vergonha martelando na minha cabeça e comecei a elaborar essa série de posts aqui no Cheiro de Livro.

Montei uma lista de cem autores brasileiros. A lista foi feita com o critério: foram os que a Krol escolheu sem critério algum. Qualquer omissão podem reclamar, a culpa é totalmente minha. Apresentarei os autores em dez posts, a lista será apresentada em ordem alfabética. Na galeria de fotos tem um link (só clicar na bolinha branca e amarela) em cada foto levando para informações sobre o escritor retratado. Sempre que tivermos  resenhas de livros dos autores os links para elas estará presente.

Espero que vocês curtam esse carometro. Começamos com quatro. Vocês sabem os nomes deles? Já leram a obra?

 

Terça que vem o próximo post com 12 escritores. Aguardem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: