Fim

A boa estréia de Fernanda Torres na literatura.

O romance de estréia de Fernanda Torres não me chamou atenção, foi só depois de assistir a sua entrevista do Globonews Literatura que resolvi me jogar nessa empreitada e não me arrependi. É um livro fininho, rápido de ler e que envolve o leitor.

A ideia é ótima, os últimos momentos de vida de um grupo de amigos. Esses últimos momentos, contados em primeira pessoa, são o inicio de uma colcha de retalhos sobre essas amizades e o Rio de Janeiro através de décadas. Para alinhavar os enredos as mulheres dos cinco amigos também tem seu lado da historia contados, em terceira pessoa.

As aventuras dos amigos acontecem no Rio de Janeiro nas décadas de 1950, 1960 e 1970. Esse pano de fundo dá mais cor aos acontecimentos e as drogas acrescentam a interação entre os amigos. A praia, a Glória, o Carnaval, Copacabana, junte isso com cinco homens bem diferentes e tem-se um enredo.

A história prende o leitor da primeira a última página, tem um certo humor carioca e uma vadiagem masculina que é, volta e meia, trágica. Sem querer contar spoiler, a cena de um dos amigos se livrando de ser pego no flagra pela mulher é cruel e genial.

Vale muito a pena investir no primeiro livro de Fernanda Torres e ler sobre as desventuras de Álvaro, Ciro, Ribeiro, Neto e Sílvio. Uma ótima pedida.

Compre aqui:

Submarino01 Saraiva Travessa Americanas Livraria Cultura

Veja Fernanda Torres lendo um trecho de seu livro.

%d blogueiros gostam disto: