Marina

O escritor espanhol Carlos Ruiz Zafón me conquistou com um livro maravilhoso chamado “A Sombra do Vento”. Acho que foi o livro que mais indiquei e dei de presente. “A Sombra do Vento” é parte de uma quadrilogia, o segundo volume lançado foi “O Jogo do Anjo”, não tão bom quanto o primeiro, mas uma ótima leitura assim mesmo. Quando vi que ele tinha lançado um terceiro livro assumi que era mais um da quadrilogia, estava errada, “Marina” é um livro anterior à saga do Cemitério de Livros. É um misto de romance com história de terror e mais parece um estudo para o principal livro de Zafon e isso dá mais um molho para um bom livro.

Li “Marina” antes dele ser lançado no Brasil, li uma tradução portuguesa e isso muda um pouco a experiência, mas não comprometeu minha leitura. Mais uma vez um adolescente um tanto quanto solitário é confrontado com um mistério e isso o leva a uma grande aventura pelas ruas de Barcelona. Aqui nosso protagonista é Oscar. Um estudante de um internato que passa as tardes vagando pelas ruas até se encantar por Marina. Uma jovem misteriosa que vive em um casarão.

A aventura de Marina e Oscar em busca da verdade por traz da dama de negro e as borboletas negras tem muitos elementos iguais ao da “Sombra do Vento”, mas aqui são menos elaborados e desenvolvidos, como se essa história fosse um estudo para o livro que viria a seguir. Mesmo sendo um pouco irregular, ele não se define bem como um romance ou um livro de terror, é uma leitura que prende a atenção. A parte do terror é a melhor, as criaturas descritas e a motivação para tudo é ótima. Se Zafon tivesse investido mais nessa linha teria criado algo aterrador.

Zafon diz em seu site que “Marina” é seu livro de que mais gosta. Acho “ A Sombra do Vento” bem melhor, mas esse não deixa de ser uma boa leitura, envolvente, triste e por vezes aterrador.

Compre aqui:

Submarino01 Saraiva Travessa Americanas Livraria Cultura

3 pensamentos em “Marina”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: