Resenhas

A Segunda Vida de Missy

Recebemos o livro de Beth Morrey na redação do Cheiro de Livro e ele acabou caindo na minha mão. “A Segunda Vida de Missy” (tradução Vera Ribeiro) é uma delicia de leitura, o contexto da pandemia deixa a mensagem contida nas páginas com um gostinho amargo e agrava saudades.

Missy é uma senhora solitária de quase oitenta anos. É solitária por culpa dela mesmo, afastou a filha, o filho mora na Austrália e ela não se movimenta para sair do seu casulo. A segunda vida que consta no título traduzido é mais sutil do que o saving (salvando) que existe no título original do livro, a personagem principal é salva ou encontra uma nova vida quando começa a abrir sua vida para novas pessoas.

Tudo acontece gradualmente, Missy vai ao parque e conversa com uma desconhecida, depois passa a tomar café numa cafeteria do bairro e a garçonete começa a reconhece-la e, de repente, ela se vê aceitando tomar conta de uma vira-lata. É o contato com outras pessoas, o se abrir para amizades, sair do isolamento auto imposto que muda toda a realidade de Missy.

O livro é uma ode a amizade, a importância de ter pessoas que se preocupam com você, pessoas com quem se pode contar a qualquer momento e para qualquer coisa. Como brinco sobre meus amigos mais próximos “a pessoa para quem se liga para ajudar a esconder um corpo” (lembrem-se que sou uma leitora voraz de policiais). Em tempos de pandemia é um livro que dá saudade de encontrar os amigos no parque, fazer um picnic, tomar um café. Coisas do nosso antigo normal.

Todas essas mensagens são entregues em pouco mais de 300 páginas muito bem escritas. Em uma história sobre construção de pontes entre pessoas Morrey é capaz de despistar o leitor e guardar alguns segredos e surpresas até a ultima página. Dá vontade de encontrar os amigos depois de ler esse desabrochar de Missy, mas, no momento, não ainda não é possível, então só liguei para eles mesmo. Ligação de verdade, não mensagens de texto ou áudio.

Compre Aqui:

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *