Coluna

Que Venha o Apocalipse

Agora é sério, está cientificamente comprovado: terror e ficção científica são bons pra você. Principalmente em tempos de pandemia. A conclusão é de estudiosos das Universidades de Chicago e da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e de Aarhus, na Holanda. Num estudo recente, eles dizem que ficções de terror, incluindo o apocalipse zumbi, podem ajudar a nos preparar e dar resistência psicológica pra lidar com crises do mundo real como uma pandemia. 

Há muito tempo que cientistas e filósofos tentam entender por que as pessoas se expõem intencionalmente a simulações de pavor. E uma das explicações é que isso nos ajuda a colher informações e pensar em como reagir a situações reais de perigo. 

Por exemplo: como as pessoas vão se comportar: colaborando ou agindo de modo egoísta? Que tipos de conflitos podem surgir, e como devemos navegar nesse ambiente social pós-apocalíptico? Podemos confiar que as instituições vão continuar a prestar os serviços de que dependemos? E o que acontece quando essas instituições não funcionam mais?

Os cientistas argumentam que mesmo simulações pouco prováveis como uma epidemia de zumbis famintos por carne humana podem apresentar situações análogas ao caos que acontece por exemplo em desastres naturais. A ficção de terror pode também nos ajudar a lidar com nossas próprias emoções ao examinar como enfrentar o medo. E ainda tem a relação custo-benefício: essas ficções são um meio barato e seguro de vivenciar essas situações.

Os pesquisadores ouviram 310 voluntários. Perguntaram em que grau eles gostam de gêneros como terror, zumbis, thriller psicológico, apocalipse/pós-apocalipse, ficção científica, crime, comédia e romance. No questionário, incluíram perguntas específicas sobre a pandemia de COVID-19. Por exemplo, até que ponto se surpreenderam com a gravidade da pandemia e suas consequências, e se já tinham ideia do que deveriam comprar e estocar desde o início.

Na avaliação dos peqsuisadores, fãs de horror sofreram menos estresse psicológico durante a pandemia. E fãs de filmes/livros de zumbis, apocalipse/pós-apocalipse, e invasões alienígenas estavam mais preparados e sentiram menos a reviravolta que a pandemia causou nas nossas vidas.

Então vamos nos preparar. A Rapha já deu algumas sugestões. Aqui estão mais duas para começar.

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *