Em 2021 a Amazon lançou seis contos de escritores negros exclusivos para kindle, Black Stars (disponível apenas em inglês), assim que foram lançados comprei todos eles. Eles ficaram morando o meu kindle intocados até semana passada. Estava em busca de uma leitura rápida na hora do almoço e lá estava um conto de Chimamanda Ngozi Adichie, “The Visit”, e lá fui eu mergulhar nessa leitura.
Tudo começa quase inofensivo, um homem nervoso por reencontrar seu melhor amigo de juventude que não vê há anos. É o contexto que começa a mostrar que não estamos em um mundo conhecido. Na TV o noticiário fala sobre uma lei contra a masturbação masculina, o protagonista está preocupado com a organização da casa, sua mulher, ele desconfia, está tendo um caso.
Em pouco mais de 20 minutos de leitura o que vemos é um mundo governado pelo matriarcado. Um matriarcado tóxico como é o patriarcado que nos cerca. Chega a ser irônico de tão familiar os pensamentos dos homens sobre casamento, pressão social para ter filhos, o medo das aparências. É tudo extremamente familiar e perturbador. É esfregar na cara do leitor o que é sabido e vivido e mesmo assim transformar isso em um conto interessante e necessário.
Não há nada de inovador ou surpreendente no que Chimamanda escreve aqui, temos filmes, livros, músicas que falam das mesmas temáticas e muitos da mesma forma e nada disso faz esse conto menos necessário. São pouco mais de 20 minutos de uma ótima leitura.
Compre Aqui: