A melhor história está por vir

A espanhola Maria Dueñas chegou ao Brasil com seu ótimo livro de estréia “Tempo entre Costuras”. Quando o seu segundo romance chegou por aqui fui logo comprar. É um leitura mediada, vale mais pela escrita de Dueñas do que pela a historia do livro.

O enredo é até simples: a professora espanhola Blanca decide passar um período nos EUA para fugir de uma separação. Blanca vai para a Califórnia organizar o legado de um antigo professor espanhol. A primeira metade do livro é ótima, ela mistura bem o presente de Blanca e o passado do professor. Mostra uma Espanha antes da Guerra Civil e, um pouco depois, uma Espanha pós-guerra.

O livro começa a desandar quando as viagens ao passado são deixadas de lado e o presente toma conta. A história do presente não é envolvente, nem interessante. A trama que envolve as missões espanholas na Califórnia é rasa e desinteressante. O trauma da separação desaparece da noite para o dia, é tudo resolvido sem muita criatividade.

A escrita de Dueñas é a única coisa que sustenta a parte final do livro. Mesmo com uma trama frágil e desinteressante sua escrita envolvente prende o leitor. Tive que me esforçar para terminar o livro, não me importava com o que pudesse acontecer com Blanca. Nada é pior em um livro do que o leitor não se importar com a protagonista e isso é o que acontece na parte final de “A Melhor Historia Está Por Vir”.

O título em português não é dos melhores, “A Melhor História está por vir”, o título em espanhol também é ruim “Misión Olvido”, mas esse titulo é um pedido a brincadeira de que provavelmente a melhor historia ainda vai chegar, provavelmente em um próximo livro. Dueñas é uma ótima escritora, mas precisa de melhores historias para contar.

Compre aqui:

Submarino01 Saraiva Travessa Americanas Livraria Cultura

Um pensamento em “A melhor história está por vir”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: