Entre Irmãs

Quando o livro de Frances de Pontes Peebles foi editado com o nome de “A Costureira e o Cangaceiro” um monte de gente falou para eu ler. Fui deixando passar e só agora quando livro foi lançado com um outro nome, “Entre Irmãs”, que eu peguei para ler. Deveria ter ouvido minhas amigas livreiras antes, é uma ótima leitura.

Frances é brasileira e cresceu nos EUA e escreveu o romance em inglês a edição brasileira é uma tradução de Maria Helena Ruanet. Essa informação é importante por vários motivos, o primeiro deles é a quantidade de explicações e minúcias que ela usa para explicar o sertão, a seca, as condições de vida no inicio do século XX em Pernambuco. Torna o inicio extremamente lento e demorei bastante para engrenar na leitura, não foi um livro que fluiu fácil mesmo sendo muito bom.

Focar uma história sobre o cangaço em duas mulheres é um acerto, não são as matanças, os assaltos, os justiçamentos no sertão que importam aqui. A história gira em torno de escolhas, caminhos e como lidar com eles. Luzia permanece na caatinga e vive suas mazelas, suas belezas e suas leis. Emilia segue para o litoral onde sobrevive a novos códigos, aos preconceitos, as limitações impostas as mulheres e a destruição de seus sonhos. Quando a história passa a focar mais no desenvolvimento das duas em suas vidas paralelas e distantes o livro torna-se mais envolvente e a histórica caminha com mais facilidade.

A narrativa se estende por quase quase toda a primeira metade do século XX, dá pinceladas nas confusões políticas brasileiras desse período. É interessante apontar quão poucos livros temos mostrando os efeitos das políticas de Getúlio Vargas no interior do nordeste e como isso mudou, de certa forma, as forças de poder que mandavam por ali. Os acontecimentos políticos que permeiam o livro me interessando bastante e são muito bem integrados, mostram um período de intensa transformação no Brasil de uma forma que não atrapalha a narrativa.

Não foi um livro fácil para ler, demorei, a leitura não engrenava e mesmo assim foi uma boa leitura e me arrependo de não tê-lo lido antes.

Compre aqui:

Submarino01 Travessa Americanas Livraria Cultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
%d blogueiros gostam disto: