L. J. Smith demitida da série de livros The Vampire Diaries

Até que ponto acontecimentos externos podem afetar ou influenciar uma obra? Fãs devem ser ouvidos? Suas opiniões devem ser decisivas no rumo de uma trama? Essas questões são sempre colocadas quando falamos de obras abertas como telenovelas. Nunca acreditei que pudesse abrir um texto sobre literatura fazendo essas mesmas perguntas, mas a demissão da autora L.J. Smith, autora da série “The Vampire Diaries” pela Alloy Enterainment fez isso possível.

Desde o começo desta semana começaram a pipocar histórias na internet noticiando que L.J. havia sido demitida e não terminaria de escrever a série de livros. Os direitos da série que fez a autora famosa e que hoje bomba na tv é da Alloy Enterainment e isso tornou possível a dispensa da escritora que fez da série o que ela é hoje. O que se diz é que a empresa não queria o final planejado pela escritora, queria que ela satisfizesse a maioria dos fãs e mudasse o rumo dos protagonistas.

Quando li a notícia a primeira referencia que me veio à cabeça foi de Manuel Carlos e Glória Peres. Esses dois autores de novela mudam o rumo de seus personagens a todo o momento pautados por pesquisas de opinião e a aceitação do público, mas isso em um livro me parece inconcebível. Ninguém tem o direito de mexer em obra alguma. Em ditar os rumos de uma trama que pertence a um autor. É claro que autores de sagas são influenciador pela reação do público, mas suas decisões não deveriam ser direcionadas para agradar esse público. Fazendo isso o autor deixa de lado a sua originalidade para escrever uma fanfic. Não é o seu papel.

Em seu blog, Lisa Jane Smith disse estar triste pela situação, mas espera que sua saga – agora nas mãos da editora e de autor ainda não definido – continue a encantar os fãs. A autora chegou a pedir aos fãs para que não boicotassem a editora. Uma fofa, não? Lisa contou ao Cheiro de Livro que já está escrevendo uma nova saga literária e que espera conseguir emplacá-la no mercado. Alguém tem dúvida que conseguirá?

9 comentários sobre “L. J. Smith demitida da série de livros The Vampire Diaries

  1. Mas que absurdo!Isso é tolhir a criatividade de um autor!Antes do comércio vem a arte,e a da L.J.Smith foi violada com esta atitude. Inconcebível!Acho que nem fanfic é assim.Isso aí nem tem nome!
    Absurdo!

  2. YAY, minha primeira visitinha no Cheiro de Livro e já me deparo com polêmica. Nossa, fiquei chocada com essa notícia! Jamais pensei que isso fosse acontecer – até porque o primeiro volume da série de livros foi lançado em 1992!

    Não gosto nem um pouco dos livros de “Diários do Vampiro”, mas sei que existem muitos e muitos fãs da autora e isso é revoltante. Como criadora da história original, acho que deveriam considerar um pouco mais o trabalho da L. J. Smith.

    Quanto à questão do público, assino embaixo: a obrigação primária do escritor é com a sua história e aquilo que ele deseja criar. Antes de escrever para os outros, deve-se escrever para si mesmo. Agora, se o escritor prefere fazer sucesso no mercado a acrescentar algo a literatura….são outros 500, creio eu.

  3. Cara, quando eu li isso fiquei MUITO chocada, achei um absurdo a editora fazer isso! Muita raiva cara, nada a ver, eles gostaram da história DELA para públicar né? Então tem que deixar ELA terminar e não se meter e ainda por cima pôr outra pessoa pra terminar… Isso é um absurdo, fiquei MUITO revoltada! ><'
    Mais ainda depois que descobri que ela faria o final que EU queria 🙁

    beeeijos!

  4. ABSURDO!! A historia é dela, ela tem o direito de fazer o que bem entender, e afinal maioria do publico quer o final que a escritora escreveu (Elena e Damon juntos).
    Essa editora nao sabe nem a opiniao do publico, os livros nao va ser mais vendidos como antes, isso eu tenho certeza!!

  5. Cara estou ate agora chocada!!! Será que não tem como os fãs fazerem um abaixo assinado ou coisa do tipo contra a editora.
    Afinal A maioria dos fãs que a Elena e o Damon juntos!!!

  6. Jaqueline Sant’ana, ela escreveu em 1991, e escreveu Reunião Sombria em 1992, agora ela esta escrevendo o retorno (1,2,3) e depois vai vir ‘os caçadores’!
    se isso for verdade, aprarei de comprar os que ela não escreveu!
    isso é muito injusto!
    so pq ela kera fazer Damon e Elena juntos, e a editora quer Stefan e Elena!
    #INJUSTIÇA!

  7. Bom, por tudo que li até hj sobre isso, eu não acho que ela iria fazer Damon e Elena ficarem juntos no final. Pelo que estou lendo em Paradise Lost( a fanfic da Lisa no Kindle) o Damon vai ficar com a Bonnie no final. E por isso revirei o mundo atrás delas (sou Bamon) tbm li os livros escritos pela escritora fantasma(os que vieram após Meia noite) e a história começou a seguir quase igual a série de tv. (Stefan e Damon correndo atrás da Elena ;( ) Estão eu acho, que eles não queriam era que Damon ficasse com Bonnie e por isso a demitiram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *