L. J. Smith demitida da série de livros The Vampire Diaries

Até que ponto acontecimentos externos podem afetar ou influenciar uma obra? Fãs devem ser ouvidos? Suas opiniões devem ser decisivas no rumo de uma trama? Essas questões são sempre colocadas quando falamos de obras abertas como telenovelas. Nunca acreditei que pudesse abrir um texto sobre literatura fazendo essas mesmas perguntas, mas a demissão da autora L.J. Smith, autora da série “The Vampire Diaries” pela Alloy Enterainment fez isso possível.

Desde o começo desta semana começaram a pipocar histórias na internet noticiando que L.J. havia sido demitida e não terminaria de escrever a série de livros. Os direitos da série que fez a autora famosa e que hoje bomba na tv é da Alloy Enterainment e isso tornou possível a dispensa da escritora que fez da série o que ela é hoje. O que se diz é que a empresa não queria o final planejado pela escritora, queria que ela satisfizesse a maioria dos fãs e mudasse o rumo dos protagonistas.

Quando li a notícia a primeira referencia que me veio à cabeça foi de Manuel Carlos e Glória Peres. Esses dois autores de novela mudam o rumo de seus personagens a todo o momento pautados por pesquisas de opinião e a aceitação do público, mas isso em um livro me parece inconcebível. Ninguém tem o direito de mexer em obra alguma. Em ditar os rumos de uma trama que pertence a um autor. É claro que autores de sagas são influenciador pela reação do público, mas suas decisões não deveriam ser direcionadas para agradar esse público. Fazendo isso o autor deixa de lado a sua originalidade para escrever uma fanfic. Não é o seu papel.

Em seu blog, Lisa Jane Smith disse estar triste pela situação, mas espera que sua saga – agora nas mãos da editora e de autor ainda não definido – continue a encantar os fãs. A autora chegou a pedir aos fãs para que não boicotassem a editora. Uma fofa, não? Lisa contou ao Cheiro de Livro que já está escrevendo uma nova saga literária e que espera conseguir emplacá-la no mercado. Alguém tem dúvida que conseguirá?

9 pensamentos em “L. J. Smith demitida da série de livros The Vampire Diaries”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: