As Lembranças de Alice

Sou dessas leitoras que quando descobre um autor de que gosta corre para buscar tudo o que produziram e dispara a ler. Foi assim com a Liane Moriarty, gostei de “O Segredo do Meu Marido” e busquei “Pequenas Grandes Mentiras”, foi aí que me apaixonei pelo trabalho da autora australiana e por isso peguei “As Lembranças de Alice” para ler.

A história desse livro não envolve um mistério, é algo mais cotidiano, na verdade, é um plot típico de filmes da Sessão da Tarde. Alice cai durante uma aula de spinning e bate a cabeça, quando volta a si ela esqueceu dez anos de sua vida. Não parece uma grande história, é verdade, o que torna Moriarty uma autora viciante é a forma e seus personagens.

Alice acorda do acidente e descobre que agora é uma mulher de quase 40 anos, com três filhos e em meio a uma separação. Ela não tem a menor lembrança de nenhum dos filhos e não consegue entender como todo o seu amor pelo marido desapareceu em uma década. A história é contada por três narradoras: Alice; Elizabeth, a irmã, em cartas para o seu terapeuta e Frannie, a avó, em cartas para Phil. Essa estrutura fragmentada entre personagens que sabem o que aconteceu nos dez anos e a falta de memória da protagonista formam uma colcha de retalhos que vai formando o desenho aos poucos e envolvendo o leitor.

Gosto bastante de como Alice vai recobrando a memória aos poucos, são os cheiros, os sabores, as pequenas coisas da vida que vão despertando cenas, sensações, sentimentos. A jornada dela é a mais interessante de se acompanhar, é a narradora principal e nos conduz por uma história que vamos descobrindo com ela. Moriarty faz com que o leitor queira que Alice lembre e ao mesmo tempo não deixe de ser a Alice desmemoriada, há uma torcida para que o acidente tenha servido como uma possibilidade de um novo começo.

“As Lembranças de Alice” não tem uma história original, tem o final que todos esperam e mesmo assim é uma leitura maravilhosa, dessas que não dá vontade de colocar de lado. Já tenho mais dois livros de Moriarty no kindle prontos para a leitura, estou viciada.

Compre aqui:

Submarino01 Saraiva Travessa Americanas Livraria Cultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *