Love Between the Covers

Love Between the Covers” é um documentário de 2015 feito por Laurie Kahn e fala sobre a indústria do romance nos EUA. Um mercado que movimenta milhões de dólares por ano e que é vista com muito preconceito mesmo entre os meios literário, talvez até principalmente entre os meios literários.

Laurie explora não apenas a questão mercadológica do fenômeno dos romances mas também tudo que cerca esse universo, as escritores, as leitoras e as aspirantes a escritoras. O cenário de menosprezo pelo mundo do romance é igual no Brasil ao que é mostrado no documentário. Aqui podemos pensar em livros como “Julia” ou “Bianca” vendidos em qualquer banca de jornal para entender de que tipo de livro o filme se debruça. São livros que vendem muito, tem fãs apaixonadas e que, mesmo representando muito dinheiro para o mercado literário, são considerados uma literatura menor.

Algumas escritoras como Eloisa James contam como começaram a escrever e como tiveram que, em alguns casos, criar pseudônimos porque era embaraçoso que elas escrevessem esse tipo de literatura. Eloisa James relata o desgosto da mãe ao ver o que ela escrevia é um dos depoimentos que melhor retrata o tipo de preconceito existente. Esse menosprezo pelo gênero é fartamente explorado e autoras, professores e fãs levantam teses do que porquê isso acontece. É bem interessante.

O documentário não foca apenas nas autoras e no debate sobre o gênero, ele explora também a comunidade de fãs e como ela se fortalece exatamente por ter sempre ter sido desprezada. Como as fãs se conhecem, como elas interagem com as autoras, as visitas a convenções sobre romances. É aquele momento em que se constata que todo o fandom é igual.

Não sou fã desse tipo de literatura, mas para mim se a pessoa está feliz e tem um livro na mão está ótimo. Vale assistir e entender um pouco melhor sobre os romances, quem os escreve e quem os lê.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: