Resposta Certa

David Nicholls fez um enorme sucesso com o ótimo “Um Dia” (leia aqui) que falava sobre a juventude perdida. No seu novo romance “Resposta Certa” ela não foge muito do mesmo tema, mas se concentra mais em um pequeno espaço de tempo. Brian tem apenas 19 anos e começa de faculdade, é o inicio de sua vida no mundo adulto e esse período de transição e incerteza é o que move a escrita.

Toda a vez que meu grupo de amigos não consegue marcar alguma coisa porque estamos muito atarefados com nossos trabalhos sempre surge uma mensagem que diz assim “essa vida de adulto está atrapalhando nossos planos”. “Resposta Certa” é sobre a entrada nesse mundo adulto, esse que começa a atrapalhar a vida, que dificulta encontrar os amigos. Brian Jackson é tão perdido e tão cheio de certezas como qualquer jovem que começa a deixar a adolescência e se vê atirado no mundo adulto.

O livro é passado em plena a crise econômica mundial de meados dos anos 80, são as referencias culturais deste período, em especial Kate Bush, que embalam as paginas. Brian é péssimo socialmente, ser bolsista cercado por jovens da classe média alta também não colabora para que ele se sinta adequado. Sua paixão avassaladora por Alice lha faz mal, mas ele é incapaz de perceber. É essa mistura, contada em primeira pessoa, e cheia de conflitos internos que faz a magia da escrita de Nichols ser tão envolvente.

A história não é tão redonda como em “Um Dia”, onde as pontas se fecham com perfeição e o leitor se identifica com as personagens. Brian não é tão charmoso como Dexter e muitas questões deixam de ser exploradas, mas é uma boa leitura. Eu livro que passa bem perto do que é esse período de transição e como essa vida de adulto começa a atrapalhar as coisas.

Compre aqui:

Submarino01 Saraiva Travessa Americanas Livraria Cultura

Um pensamento em “Resposta Certa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: