Um de nós está mentindo

Recebi uma prova antecipada de “Um de nós está mentindo” (Karen M. McManus) da Galera Record ao participar do evento V.I.B (Very Important Book – mais informações sobre o evento estão aqui no canal Sou fã! E agora?). Já havia visto esse livro quando estava viajando, mas acabei anotando para comprar no Kindle. Fiquei MUITO feliz ao receber um ARC (advanced readers copy – ou prova avançada para o leitor) da Galera.

Não quero dizer que o livro é uma mistura de “13 Porquês” com “Clube dos Cinco” porque odeio comparar obras assim. Mencionei essas duas porque existem elementos em comum com o livro, mas não é “se você gostou de uma, vai curtir a outra”. Deixe-me explicar melhor:

– Simon – o fofoqueiro da escola que tem um aplicativo estilo Gossip Girl (que todo mundo sabe que é dele, mas ninguém – nenhum professor ou pai – faz nada para impedir, mesmo quando o que foi dito lá já causou tentativa de suicídio de outro personagem);

– Bronwyn – tem uma irmã que sofreu de leucemia durante muitos anos e acabou se sentindo pressionada pelos pais para ser a filha, aluna, cidadã perfeita. (Maeve, a irmã de Bronwyn, é minha personagem preferida);

– Nate – mãe bipolar o largou para trás com o pai alcoólatra. O moleque se vira como pode para conseguir estudar e viver e isso inclui algumas coisas ilícitas. Mas a índole é de boas;

– Addy – Pais separados e mãe machista que acha que o melhor a fazer é ter um homem para cuidar de você.  Namorada de Jake, o gostosão da escola.

– Cooper – Astro de beisebol do colégio e amigo do namorado da Addy e dela também. Cara popular, mas gente boa. Bom rapaz.

Todos eles sofreram uma injustiça (que tem relação com o plot e por isso não vou falar mais sobre) e estão em detenção juntos. Cinco entram, Simon sai em uma maca. Simon morre. E todos têm razão para querer ele fora da jogada.

Mas cada um diz que não cometeu o crime. Mas cada um também está mentindo sobre alguma coisa e, conforme a narrativa rola, as mentiras vão aparecendo e os personagens vão se mostrando mais complexos e interessantes.

“Um de nós está mentindo” é contado em primeira pessoa alternando os personagens. Mas o leitor não vê a mesma cena quatro vezes, mas sim a continuação dela. A estrutura do livro é muito boa, pois como seguimos fragmentos, é como ir montando um quebra-cabeças (que, aliás, foi o mimo que veio com o livro no evento V.I.B.).  E a cada ponto ligado, vimos uma faceta de um personagem ou de uma situação que complica tudo ainda mais!

Além do tema de suspense adolescente, “Um de nós está mentindo” também trata de temas muito complexos e que precisam ser debatidos, entre eles o bullying. Diversos personagens sofrem e/ou cometem bullying durante o livro e fica muito claro como cada um lida com a situação e como a mesma situação tem efeitos diferentes para cada pessoa. Mas um fator importantíssimo que precisa ser observado é a falta de ação dos responsáveis – seja pais, escola ou até mesmo a polícia – sobre isso. A pressão de ter a vida comentada em redes sociais, na mídia e como isso afetará não só o presente mas o futuro de cada um … tudo isso é muito real e precisa ser lido e abordado para que fora da página os assuntos se mantenham em pauta.

O suspense é legal e os temas são necessários, mas o que eu mais gostei no livro foi ver o desenvolvimento dos personagens. Quatro começam separados e cada um com a sua panelinha e conforme o livro progride, vimos essas barreiras caírem, eles praticarem empatia, reconhecerem no outro o que gostam e entendem o que não. Nesse sentido, foi uma leitura muito, muito prazerosa. No resto do tempo, eu só queria saber quem matou mesmo … e fui surpreendida, o que me deixou ainda mais feliz!

“Um de nós está mentindo” vai virar série e a estrutura do livro facilitará muito a adaptação. Mal posso esperar para ver como vai ficar!

Compre aqui:

Travessa Livraria Cultura

Post criado 272

Um comentário sobre “Um de nós está mentindo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
%d blogueiros gostam disto: