Vocação para o Mal

vocação para o mal

O terceiro livro da serie do detetive Cormoran Strike (O Chamado do Cuco e Bicho-da-Seda) segue a mesma linha dos dois primeiros livros, ou seja, é um ótimo livro policial que segue a tradição inglesa do gênero. Robert Galbraith (pseudônimo de J.K. Rowling) continua criando ótimas e envolventes histórias.

Dessa vez o alvo da investigação é de Strike é ele mesmo. O livro começa com Robin recebendo uma pacote contendo uma perna de mulher e esse evento é só primeiro de uma serie que nos leva a conhecer melhor a vida de Strike antes de virar detetive particular, causa uma mudança na relação dele com Robin e nos mostra quão ressentidos são os policiais com o fato de Strike ter desvendado dois casos importantes.

O livro intercala capítulos da investigação de Strike e Robin com capítulos, em primeira pessoa, do assassino. A estrutura deixa o leitor intrigado, tentando encontrar pistas e desvendar a identidade do assassino a cada página. É verdade que o final – não se preocupe, não contarei spoiler – é um pouco surpreendente e deixa aquela sensação tão comum em leitores de Agatha Christie de que não fomos informados de tudo e que por isso não poderíamos desvendar o caso como Strike faz.

Enquanto o caso está acontecendo vemos uma mudança na relação de Robin e Stirke, a química entre os dois continua lá, não se preocupe, mas agora ela ganha novas camadas. A relação de Robin com Matthew entra em uma momento tenso e ela acaba, em uma noite bêbada, fazendo revelações de seu passado a Strike. Ele por sua vez passa a ser superprotetor e isso causa alguns problemas. Tenho que dizer que a relação dos parceiros é tão importante no livro quanto o caso em que estão trabalhando e é responsável pelo primeiro final com suspense da série. É um desses finais que faz com que se torça para o quarto livro chegar logo.

Voltando ao caso em si, Strike é o alvo de um serial killer que o leva a rever seus casos no exercito, a morte da mãe e alguns de seus demônios. É interessante conhecer mais sobre os protagonistas depois de dois livros lidos, acrescenta a esse relacionamento lento que nós leitores estamos forjando com o protagonista e J.K./Robert faz isso como poucas. Agora é esperar pelo quarto livro, afinal ela já disse que essa série terá mais de sete livros.

Compre aqui:

Submarino01 Saraiva Travessa Americanas Livraria Cultura
Fnac

2 pensamentos em “Vocação para o Mal”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: