Livros Parceria Resenhas

Cartas para minha avó

Djamila Ribeiro é uma escritora que se tornou conhecida escrevendo textos mais próximos da linha acadêmica, falando sobre feminismo e racismo. “Cartas para a minha avó” é um relato autobiográfico que não foge dos temas que a fizeram conhecida e ao mesmo tempo envolve os leitores em sua jornada.

O título do livro é literal, Djamila escreve cartas para sua avó, já falecida, contando sobre sua juventude, sua vida adulta, as diversas formas de violência que viveu por ser negra, por ser mulher e por ser mulher negra. São relatos que mostram a realidade racista e misógina brasileira, tema dos outros livros de Djamila, e ao mesmo tempo reverenciam a ancestralidade.

É uma leitura que transborda saudade. A falta e a importância da avó e também dos pais na sua formação, como suas lições e proteções formaram a mulher e escritora que ela é. É impossível ler as páginas e não pensar em nossa própria ancestralidade, em como nossa historia moldou quem somos, nos apontou caminhos e, muitas vezes, nos protegeu dos perigos.

“Cartas para minha avó” nos faz acompanhar Djamila em uma jornada que a transformou em escritora referencia. Nos aproxima dela e deixa seus textos anteriores ainda mais potentes, como se conhecendo a jornada os livros anteriores ganhassem ainda mais força.

Compre Aqui:

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.