Livros Prêmio

Nebula Awards 2021

Sábado passado tivemos a cerimônia virtual de entrega do Prêmio Nebula, dado pela SFWA (Associação de Escritores de Ficção Científica e Fantasia da América) aos melhores de 2020. Numa safra de excelentes títulos, me surpreendeu um pouco a premiação de Network Effect, de Martha Wells, sobre um andróide de segurança que consegue se libertar do módulo de obediência e que vai às ultimas consequências para proteger seus clientes. Adorei, mas é puro entretenimento, e o Nebula costuma premiar obras mais cerebrais. Mas está em boas mãos, é um reconhecimento à excelente série The Murderbot Diaries, já premiada em 2018 com a novela All Systems Red.

A festa foi virtual, mas Martha Wells pôs traje de gala em casa

P. Djèli Clark também ganhou o segundo Nebula, agora pela novela Ring Shout, em que um grupo de heróis negros tenta evitar que a Ku Klux Klan invoque uma entidade sobrenatural. Já falei algumas vezes desse autor, uma das revelações dos últimos anos, que frequentemente usa a fantasia para discutir o racismo ao longo da história americana.

Dois Nebulas na prateleira de Sarah Pinsker

Sarah Pinsker vai ter que arrumar lugar nra prateleira pro terceiro prêmio, pela arrepiante noveleta Two Truths and a Lie. Stella reencontra um amigo de infância e inventa uma memória falsa – só que ele se lembra da mentira dela – um programa infantil de tv de que várias crianças teriam participado décadas atrás. E aos poucos ela vai descobrindo a verdade sobre a mentirosa existência dela mesma.

E o “novato” da noite, John Wiswell, ganhou o de melhor conto por “Open House on Haunted Hill”, uma mistura de humor e terror. No discurso lembrou os anos e anos de rejeições desse conto como exemplo para que autores iniciantes nunca desistam diante das dificuldades.

A jamaicana Nalo Hopkinson entrou pra lista dos Grandes Mestres da SFWA, e teve ainda prêmios para melhor roteiro de game (Hades) e o prêmio Ray Bradbury de melhor apresentação dramática, para o episódio final de The Good Place.

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *