A Amiga Genial

Quanto mais hype em torno de um livro ou autor menos me dá vontade de ler, tenho essa resistência com livros e autores que são incensados. Com Elena Ferrante e sua série Napolitana não foi diferente, comprei os livros e eles ficaram lá aguardando a minha resistência atenuar. “A Amiga Genial” (tradução de Mauricio Santana Dias) abre a série que conta a história de vida de duas amigas Lila e Lenu.

Lenu, nossa narradora, resolve colocar no papel toda a sua vida com a amiga Lila depois que essa resolve desaparecer. É um romance de formação, algo que adoro ler, e esse é particularmente envolvente. A atmosfera do bairro pobre na Itália pós guerra, as brigas, o dialeto Napolitano, as dificuldades do dia-a-dia, tudo envolve o leitor deixando todos aqueles personagens vivos, por mais que sejam muitos e eu seja péssima em guardar nomes.

Lila é uma daquelas alunas excepcionais, daquelas que não precisam se esforçar para aprender mesmo as mais complicadas questões. Lenu é uma aluna esforçada e dedicada e é essa competição silenciosa entre elas que vai nutrir a infância das duas. A narradora tem adoração por Lila, lhe confere uma aura espetacular dessas que ofusca todos a sua volta. Contrastando com os poderes de atração da amiga Lenu continua os estudos e se destaca neles, mais que isso, ela começa a expandir seus horizontes de forma que a amiga não parece mais quer. É uma disputa que as duas travam e que faz com que cada uma delas acredite que a outra é a amiga genial do título.

Fui completamente absorvida pela narrativa, simplesmente não conseguia parar de ler e por mais que Lila seja descrita como um fenômeno é Lenu que me interessa mais. Não querendo dar spoilers, as suas observações do mundo ao seu redor, principalmente no final do livro são ótimas e o que fazem o livro ser intrigante, fazem o leitor querer saber sempre mais sobre todo aquele universo.

Elena Ferrante faz jus a hype que a cerca e, conselho de amiga, tenha o segundo livro ao alcance das mãos quando estiver para terminar o primeiro, o gancho é irresistível.

Compre Aqui:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: