Autora de Vampire Diaries dá o troco

Impedida de continuar a escrever seus próprios livros sobre os irmãos Salvatore, L J Smith os lança em formato de fan fiction

Quando a vida te dá limões, você faz uma limonada. A autora americana de “The Vampire Diaries” – L J Smith -, recebeu vários limões, sendo um deles a retirada dos direitos de sua própria série literária. Essa história toda o Cheiro de Livro contou aqui , mas o importante é saber como está o Projeto Limonada da autora.

Ao fechar um livro incrível ou terminar de assistir a um filme ou a um seriado maravilhoso, alguns fãs levam sua paixão além e criam histórias para eles, situações que gostariam que  acontecesse ou um final alternativo. São essas as maravilhosas Fan Fictions, a ficção escrita por  fãs. Recentemente, a Amazon levou a publicação de fan fiction adiante com o lançamento do “Kindle Worlds”, ferramenta na qual permitem a publicação de fan fiction. E advinha o que Lisa Jane Smith acabou de postar em sua página no Facebook?

“A Amazon obteve os direitos de publicar no Kindle Worlds fan fiction sobre a série The Vampire Diaries. Isso quer dizer que eu vou continuar a escrever a minha versão da história.”

BA – BA – DO!

Adorei essa ideia da autora! Já que ela foi legalmente proibida de escrever o que acontece com seus próprios personagens, nada a impede de escrever fan fiction sobre eles! E Lisa ainda “brincou”: “Lembrem-se que esses livros são fan fiction e não integram a série literária oficial”.

Claro, claro, Lisa. Vamos considerá-los fan fictions. E não para por aqui! Ainda este mês – mais precisamente em 23 de janeiro de 2014 -, o  primeiro livro e o início do segundo já estarão disponíveis! A “fan fiction” de “The Vampire Diaries” escrita por sua autora original, L J Smith sera organizada da seguinte forma:

O arco de histórias será chamado de “The Evensong”. Ele terá início mais ou menos onde terminou “Midnight”, o último livro da saga escrita por Lisa, e vai levar os personagens para  um mundo alternativo dos livros oficiais que seguiram. Serão três livros nesse arco: “Paradise Lost”, “The War of Roses”, e “Into the Wood”.

“Antes de alguém perguntar, já respondo: Não, não é o fim de The Vampire Diaries. Mas se tudo correr bem e meus leitores assim o desejarem, eu vou continuar a escrever fan fiction dessa série. Dedico essa publicação no Kindle Worlds aos meus leitores do mundo inteiro. Obrigada a todos pelo carinho e a Amazon pelo entusiasmo!” E o ano começa bem!

Atualização:

A autora de The Vampire Diaries,  L J Smith,  acabou de informar em sua página no Facebook que, infelizmente,  as suas ” fan fictions” sobre a séries literária estarão disponíveis apenas para leitores americanos. A razão disso é relacionada a uma cláusula no contrato da ferramenta da Amazon. Então,  por enquanto, leitores de outros lugares do mundo não terão acesso ao material. Digo por enquanto porque é fato que essas regras acabam sendo alteradas, principalmente quando se trata de ebook, e porque vamos encontrar um meio. Não se desesperem, mas aguardem. E vamos ler mais enquanto isso!

Atualização 2:

Abordei o assunto na minha coluna “Entre Linhas” no programa matinal “Painel da Manhã” da Rádio Roquette Pinto. Escute aqui:
[powerpress]

Um pensamento em “Autora de Vampire Diaries dá o troco”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *