Nossas Noites

O livro de Kent Haruf (tradução de Sonia Moreira) é desses que te deixam com um leve sorriso no rosto logo nas primeira páginas e, em um mundo literário repleto de jovens adultos e crianças como protagonistas, é sempre bom ter septuagenários contando suas historias. É uma lufada de ar fresco e é um prazer de ler.

A premissa é um tanto quanto inusitada: Addie bate na porta de seu vizinho Louis e o convida para passar a noite com ela, não é um convite sexual, ela apenas quer alguém na cama com ela para aliviar a solidão que sente. É a partir desse convite que esses dois viúvos começam um relacionamento que vamos vendo desenrolar.

O amor e os relacionamentos na terceira idade são um tema quase inexistente nos livros, filmes e seriados. Em um mundo que cada vez temos uma maior expectativa de vida com muita qualidade é quase um absurdo que isso aconteça. As conversas na cama de Addie com Louis cheias de confidencias, com experiência de vida e não duvidas sobre relacionamentos são maravilhosas. Ali eles avaliam suas vidas, relembram suas decisões com a calma de quem sabe que não há o que fazer com o passado e que querem apenas um presente mais calmo.

O relacionamento inusitado dos dois funciona maravilhosamente bem dentro da casa, os problemas deles começam no mundo externo, na percepção dos vizinhos, dos familiares, dos conhecidos de que o que eles estão fazendo é algo imoral, como se houvesse idade para se tentar ser feliz, buscar novos caminhos. É nesse momento que os meus problemas com o livro se instalam. Os preconceitos que são jogados em cima do casal são bem reais, a minha questão é com a reação dos dois a eles. Mesmo em um livro de pequeno e sem grandes reviravoltas me recuso a dar spoilers e atrapalhar a percepção do leitor, vou dizer apenas que acho incoerente o que acontece no final e que isso me deixou com um gosto agridoce ao terminar a leitura.

“Nossas Noites” me proporcionou uma maravilhosa leitura em uma tarde, o livro tem menos de 200 páginas, e mesmo com um final que não me agradou recomendo bastante o livro.

Compre aqui:

extra_lomadee Saraiva Travessa Livraria Cultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *