A Redação

Você chega em uma livraria e vê aquele lindo volume na estante. As páginas ainda intactas, nunca antes lidas. Cuidadosamente, você o retira na prateleira, abre e sente o cheiro da espinha do livro, de suas páginas. Apaixonou? Nós também. Esse blog é escrito por quem e para quem ama ler e ama livros ao ponto de se encantar pelo aroma deles. Bem-vindo!

A Redação:

Carolina Araujo Pinho, aka Krol

Jornalista e pesquisadora. Leitora ávida de qualquer gênero literário, dona de uma biblioteca crescente e diversa. Debato tanto os livros e dou tantas dicas de leituras para amigos que acabei criando, junto com a Frini e o Rafael, o Cheiro de Livro. Aqui no site atuo como editora-chefe e mantenho a programação de matérias e resenhas em dia além, é claro, de escrever sobre o que leio.

Frini Georgakopoulos

Sou jornalista, comunicadora, autora do livro “Sou fã! E agora?” (Editora Seguinte) e co-autora do livro “Criaturas e Criadores – Histórias para noites de terror” (Editora Record). Na Bienal Internacional do Livro, do Rio de Janeiro e de São Paulo, em livrarias e via internet, já entrevistei inúmeros autores. Palestro em eventos e cursos sobre cultura nerd, fandom e entretenimento, como os realizados na PUC-RJ e UERJ. Sou criadora, curadora e apresentadora do Clube do Livro Saraiva, que acontece mensalmente há quase nove anos na Livraria Saraiva, no Rio Sul. Também sou colunista literária do programa Painel da Manhã, da Rádio Roquette Pinto (94,1 FM) e  autora do artigo inédito e exclusivo “Literatura que cativa, conecta, encanta” da versão ebook de “O Livro Delas” (Ed. Rocco), obra integrante do projeto LitGirlsBr. Meu conto “Bem aqui” foi um dos 20 premiados no concurso “Brasil em Prosa”, promovido pela Amazon Brasil, Samsung e Jornal O Globo.

Raphaela Ximenes

Jornalista, crítica de cinema, amo ler acima de tudo, com uma fila extensa de livros que apenas cresce, para o meu desespero. Sou fã incondicional do Stephen King, prefiro terror e suspense mas, na verdade, adoro ler de tudo, desde Murakami até Helen Fielding. Tenho certeza absoluta que me daria bem tanto com a Bridget Jones quanto com o Bill Hodges. Curto muito a experiência de compartilhar o que achei dos livros que li e filmes que vi aqui no Cheiro de Livro.

Os Colaboradores:

Vivi Maurey

Autora do #Fui no selo Globo Alt, nerd, leitora voraz e dona de uma máquina do tempo! Adoro conversar e conhecer pessoas! Sou apaixonada pela vida, pelo universo e tudo mais simplesmente porque sempre vejo o lado bom em tudo e é difícil não me encantar por alguma coisa. Adoro me surpreender e meu super-poder é a empatia.

Eric Hart

Jornalista, leitor voraz desde a infância. Descobri a Ficção Científica antes mesmo de Star Wars, quando conheci Asimov, Heinlein e Clarke nas estantes do meu avô. Lá também encontrei um volume sinistro de Lovecraft e uma primeira edição do 1984 de Orwell. Depois vieram Ray Bradbury e Stephen King, apresentados pela minha mãe, e aí foi um caminho sem volta.

Mariana Fonseca

Médica residente em Medicina de Família e Comunidade, editora da Revista Capitolina e apaixonada pela literatura desde que aprendi a ler. De romances de época a biografias, passando por poesia e ficção científica, sempre carrego um livro na bolsa onde quer que vá. Acho que o prazer da leitura se torna ainda maior quando compartilhado e acredito piamente no poder dos livros de mudar o mundo.

Diego Paleólogo 

Diego Pale é pesquisador, professor, escritor e gótico nas noturnas horas vagas. Doutor em Vampiros –  Comunicação e Cultura, pela UFRJ, com a tese ‘A Máquina de Fabricar Vampiros: tecnologias da morte, do sangue e do sexo’. Pesquisa as fabricações ficcionais que assombram nossos imaginários: vampiros, fantasmas, bruxas, zumbis, lobisomens e minotauros. A literatura e o cinema de terror – e seus desdobramentos – formam os campos de investigação e produção do autor. Atualmente se interessa por apocalipses.

Iane Filgueiras

Jornalista, arquivista, social media, MBA em MKT e Mestranda em Comunicação. Jogo nas onze em tudo que diz respeito a comunicação, tudo nesse mundo me atrai e me fascina. Criança Harry Potter, esperei minha carta aos onze anos (e talvez espere até hoje). Viciada em livros e em adquiri-los, tenho uma estante de “não-lidos” tão grande que tenho a impressão que não vou viver o suficiente para ler tudo que desejo. Leio todo e qualquer livro, e mergulho tanto de cabeça nas tramas, que sinto como se as vivesse. O Cheiro de Livro é o espaço em que falo sobre os personagens e suas histórias, que se tornam meus amigos, inimigos, amores, mentores. Acredito que o mundo é muito melhor (e maior!) com livros.

 

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo