Revolução das Plantas

Vendo o primeiro episódio do GloboNews Literatura sobre clubes do livro uma matéria da Mônica Waldvogel me chamou atenção. Ela foi a um clube do livro que estava debatendo “Revolução das Plantas” do Stefano Mancuso e tradução de Regina Silva. Achei o debate interessante e na minha primeira ida a um livraria acabei comprando. Uma ótima aquisição e algo perfeito para começar o ano lendo.

“Revolução das Plantas” abriu todo um leque de questões de que nunca tinha parado para pensar e isso é o que eu espero de qualquer livro, que abra meus horizontes, que veja outras perspectivas, que me dê uma visão diferente de temas.

Stefano Mancuso é um neuro botânico (área de estudo que nem sabia que existia) que fala sobre seus estudos, as descobertas da botânica de uma forma clara, simples e envolvente. É daqueles livros que se lê com facilidade. Fala sobre seus estudos com a memória das plantas, explica sobre as diferentes formas que elas encontraram de sobrevier e proliferar pela terra. Chega a ser meio perturbador o que ele fala e como, pelo menos eu, nunca tinha parado para olhar para elas como algo passivo e inerte.

Mancuso prega que deveríamos olhar as plantas como um modelo eficaz para o desenvolvimento de tecnologia para o futuro. No inicio as ideias podem parecer meio estranhas, mas Mancuso me convenceu de que plantoids (robôs plantas) são a melhor forma de estudar Marte, por exemplo.

O universo das plantas é algo completamente desconhecido para mim, o máximo que faço é ter uns vasos com temperos frescos em casa que rego com regularidade. Pensar sobre sua estrutura, forma de sobrevivência e nossa dependência delas me fez virar uma defensora do projeto Jellyfish Barge que usa água do mar para plantações hidropônicas. Afinal em um futuro, não muito distante, ou beberemos água ou irrigaremos as plantações.

“Revolução das Plantas” é desses livros que é meio difícil de convencer alguém de ler pela sua sinopse e ao mesmo tempo é fascinante e deixa o leitor meio monotemático. Passei a perturbar todo mundo para que lessem, dei de presente para vários amigos. Mancuso entrou na minha lista de autores para acompanhar.

Veja o TED Talk de Stefano Mancuso

Compre Aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
%d blogueiros gostam disto: