Parceria Resenhas

A Cidade de Vapor

Carlos Ruiz Zafón é um dos meus autores preferidos, “A Sombra do Vento” (livro que está na nossa Biblioteca Essencial) é um daqueles livros que volta e meia releio e o encanto continua lá. Zafón é também uma das milhares de pessoas que que perdemos nesse biênio pandêmico (ele não morreu de covid e sim de câncer). “A Cidade de Vapor” (tradução de Ari Roitman e Paulina Wacht) é um livro póstumo que reúne contos, inéditos ou não, todos do mesmo universo do Cemitério dos Livros Esquecidos. É um pequeno presente para os fãs de Zafón, o retorno às ruas de Barcelona, o mistério, a névoa, os amores. Está tudo aqui nesse livro.

Assim que o livro chegou e corri para mergulhar em suas páginas e ser envolvida pela escrita de Zafón. Um universo repleto de mistérios, livros, personagens sombrios e pactos malditos, mas, para mim é a forma, a construção das frases, a descrição das cenas, a caracterização dos personagens, enfim, o trabalho do autor que me encanta. Sou completamente tragada por esse universo e acabo sendo incapaz de de colocar o livro de lado. Acabei as pouco menos de 200 páginas em algumas horas, maravilhosas horas. Como todo o livro de contos há os que gostei mais, é claro, mas é o conjunto que faz desse livro um pequeno presente para os fãs do Cemitério dos Livros Esquecidos.

Eu tenho um fraco por ficção que usa personagens históricos e, talvez, por isso tenha gostado dos contos “O Príncipe do Parnaso” que fala sobre Cervantes, sua passagem por Barcelona e a criação do clássico “Dom Quixote” e “Gaudé em Manhattan” que tem como personagem o arquiteto e a linda a Sagrada Família. Os outros nove contos são puro Zafón e o primeiro “Blanca e o adeus” já abre o livro nos jogando no seu universo.

Sou muito suspeita para falar da obra de Zafón, gosto de todos os livros, e esse livro de contos pode ser a porta de entrada para esse mundo fascinante de uma Barcelona misteriosa e um tanto sorumbática. Ao fechar o livro peguei na estante toda a obra do autor e pretendo começar 2021 relendo cada um dos livros.

Compre Aqui :

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *