Sebo

Dia do Leitor

Header Sebo

Segundo o dicionário Houaiss Leitor é aquele que lê para si, mentalmente, ou para outrem, em voz alta, textos escritos ou aquele que tem hábito de ler ou ainda usuário de uma biblioteca, arquivo ou serviço de documentação” ou seja todos nós aqui da redação do Cheiro de Livro. Quando descobrimos que existe um dia do leitor fui encarregada de escrever sobre esse título que carregamos aqui com orgulho, o título de Leitor.

Sonho um dia em que ser chamada de leitora não seja uma distinção, que todos os brasileiros sejam leitores, que eu não seja um ponto fora da curva por ler mais de 40 livros por ano, que o livro não seja visto e tratado como um artigo de luxo e sim como um elemento essencial na vida de qualquer cidadão. Esses desejos, ainda, estão muito longe de se realizar. Pesquisa mostra que o brasileiro lê, em média, 1,5 livros por ano, isso mesmo, menos de dois livros por ano. Uma tristeza.

Porque ler é tão importante? As respostas são as mais variadas, para mim ler é um exercício de empatia, é a possibilidade de viver e conhecer outras realidades e ser capaz de entender o outro em todas as suas tonalidades e idiossincrasias. Em um mundo cada vez mais intolerante, em um cenário de divisão politica como vivemos no Brasil, qualquer mecanismo que nos ajude no exercício da tolerância é importante.

O livro é o instrumento que está sempre ao alcance das mãos que nos possibilita abrir portas, conhecer mais, viajar, sonhar, mergulhar em outros mundos. Nos faz ver o mundo com outras cores, me fez criar um espaço para falar sobre livros na internet, um espaço que já tem mais de cinco anos. Sejamos cada vez mais leitores, não importa que livro, que autor ou que edição, todo o livro é válido, não existe essa história de livros maiores ou menores, existe o livro e o prazer de ler, de se fazer leitor no dia-a-dia.

Feliz dia do Leitor!

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *