Quantos livros você lê por ano?
Sempre fui uma leitora inveterada, dessas que tem sempre um ou mais livros na bolsa. Na virada do século resolvi estabelecer uma meta de leitura: são 50 livros por ano. Na minha pequena competição comigo mesmo tem só uma regra: pelo menos um desses 50 livros tem que ser um grande clássico. Outra rotina que estabeleci com o desafio foi a de anotar o nome de todos os livros que leio, isso ajuda no final do ano quando dou baixa nas estantes e faço pilha de livros para doação.
Não faço ideia de quantos livros lia antes de começar a ter essa meta, eram muitos. Sou dessas que desde adolescente anda com livros (assim mesmo no plural) na bolsa, leio em qualquer lugar, fila de banco, ponto de ônibus, esperando amigo no bar, em casa, no almoço. Quando resolvi que queria estabelecer uma meta fiquei um tempão pensando qual seria o número de livros, achei que um por semana era um bom número, mas tenho um certo TOC com números quebrados e resolvi estabelecer 50 pelo simples motivo dele ser redondo. Essa pequena margem também resolve a questão dos livros com mais de 500 paginas que volta e meia eu pego. Vale ressaltar que eu não faço nada quando bato a meta nem quando não bato, os 50 são só um número que coloco no horizonte e vou caminhando em sua direção.
Outro dia me marcaram para ler esse post do Papo de Homem sobre ler 54 livros por ano. Tem algumas dicas legais, a de rotina de leitura é a melhor. Até porque mesmo que você ache uma loucura ler essa quantidade de livros em um ano, é mais que 10 vezes a média nacional que é de 4 livros, fazer da leitura parte da sua rotina só tem a acrescentar a sua vida. A minha rotina de leitura é a mais desregrada possível, leio antes de dormir no mínimo um capitulo, se o livro for daqueles com capítulos enormes ou como os do Saramago que nem essa divisão tem, eu estabeleço 20 páginas de leitura pelo menos. Alerto que o perigo de ler antes de dormir é não dormir, já perdi as contas de quantos livros me envolveram de tal maneira que quando olhei o relógio já ia alta madrugada e faltavam só umas paginas para acaba-lo.
Como lendo só 20 páginas por dia eu consigo ler 50 livros por ano? Eu leio do dia todo, no metro indo para o trabalho, no ponto de ônibus, na hora do almoço, no cinema antes das luzes se apagarem, enfim, em qualquer momento que dure mais que um minuto eu tiro o livro da bolsa e leio. Nunca fiz uma conta de quantas paginas leio por dia, a quantidade está diretamente ligada a qualidade do livro, tem livros que não preciso lembrar de ler 20 paginas, são os livros que acabam rápido demais, que quando vejo faltam só 10 paginas para terminar. As 20 paginas servem para os menos envolventes, para aqueles que demandam um esforço a mais para terminar.
Um aspecto desse desafio que sempre me preocupa bastante é não ler só para fazer número, é ler e pensar o livro. Nesse momento é que o Cheiro de Livro mais me ajuda, tudo que leio vira resenha aqui e para virar resenha eu tenho que pensar o livro, tenho que conseguir explicar porque gostei, se gostei, se recomendo, se acho que deve ser atirado pela janela, essas coisas. Enquanto leio faço pequenos apontamentos, tem livros que dá para fechar e pegar um seguinte na mesma hora, mas tem os livros, os melhores, que precisam de tempo para absorver, que precisam de tempo para ler também. Quando me deparo com um desses demoro mais para lê-los e depois de termina-los fico um tempo só pensando no que li, não pego o livro seguinte da pilha, releio meus apontamentos e volto a pensar nele.
Você pode achar que leio muito porque escrevo aqui e preciso alimentar o CdL, não é verdade. Escrevo porque leio, não o inverso. O lema aqui é “o que a gente gosta, quando a gente pode”, totalmente verdadeiro. Leio sempre que posso e só o que gosto. O que muda com a rotina de quem também escrever sobre o que lê é o pós leitura, é o emitir uma opinião, é o ter que elaborar um texto. Essa etapa de escrever sobre o que se lê é incrível, muitas vezes descubro mais sobre o livro quando escrevo sobre ele, o exercício da escrita me faz elaborar e pensar mais detalhadamente o que li e acrescenta a minha experiência.
Bato a minha meta com mais frequência do que não. Em 14 anos, já tive anos em que li 28 livros e outros em que li 60. Não faz diferença, o importante é ler, me divertir com o que estou lendo e aproveitar cada pagina.
Achei muitas coincidências no seu texto. Eu também estabeleci o nº de 50 livro ao ano, uma média de 4 ao mês, e também não gosto de números quebrados. Dificilmente atinjo essa meta. Por ex., esse ano, já estamos em setembro e estou no 22º livro. Me permito sugerir a você a estante virtual no site http://www.skoob.com.br. Além de proporcionar o controle de sua biblioteca, das leituras e dos livros desejados, é uma ótima fonte de consulta e interação com outros leitores. Sempre consulto o site antes de adquirir um livro. Outra dica é o site da Amazon. Esse por motivos econômicos. Sempre há diversas ofertas, muitas delas imperdíveis. Também concordo que nada substitui o livro físico, o cheiro do papel, a alegria em poder folhear as páginas. Mas por um outro lado, a facilidade com que podemos adquirir diversos livro, não pode ser ignorada. Parabéns pelo blog, que passarei a acompanhar com mais frequência, e dar uns pitacos vez ou outra.
eu uso o goodread.com para manter a contagem, no site tem um espaço em que vc pode colocar a quantidade de livros que quer ler por ano e ele vai contando pra vc. Faz um pequeno terrorismo tb, diz se vc está atrasado no desafio. Acho divertido colocar no goodreads, mas confio mesmo é no meu caderninho.
Comente A minha meta anual de leitura eh sempre ler 1 livro a mais do que no ano anterior. Ano passado li 16 se conseguir 17 ficarei muito feliz, mas tento não me preocupar com isso pra não perder o prazer da leitura que eh o objetivo de tudo. Tenho meu ritmo peculiar e costumo ler no ônibus que eh o único momento livre que tenho e também pra dar utilidade às 2 horas diárias perdidas no engarrafamento e nunca consigo emendar leituras, sempre preciso de um tempo para absorver o que foi lido, o que aquela experiência e personagens trouxeram para mim. Leio em média 30 páginas/dia e cada dia que passa amo mais ler. 🙂
Fátima, O importante é ler e se divertir com isso. Não dá para ler um monte só para fazer número. Se vc ler 17 livros esse ano vc já está lendo muito mais do que a média brasileira que é de 4 livros por ano.
Eu não consigo ler antes de dormir. A verdade é que a combinação minha cama quentinha + livro é = a um sono avassalador!
Eu leio em todos os cantinhos que posso assim como você, mas a minha meta de leitura vem aumentando a cada ano. No ano passado eu li 72 livros. Este ano, já cheguei a 65, o que quer dizer que devo passar facilmente o meu recorde de 2013. Mas a meta é 100 livros. Só assim pra conseguir dar conta de todos os livros que tenho para ler…
Eu uso o skoob pra marcar os livros que já li e manter a minha contagem.
4 livros por ano é uma meta bem baixa. O engraçado é que a Bienal esta sempre lotada, então como essa média não aumenta se o número de leitores no país cresce visivelmente?
Natália, a média brasileira cresceu bem nos últimos 20 anos, antes líamos 1 livro por ano. O número de livros lidos está crescendo, mas ainda é baixo demais.
Cem livros por ano é demais pra mim.