O Clube de Leitura de Jane Austen

Em um longínquo Festival do Rio eu precisava ocupar o espaço entre dois filmes e comprei um filme qualquer, era “O Clube de Leitura de Jane Austen”. Foi um grata surpresa, um filme levinho, bem sessão da tarde. Quando vi que o livro de Karen Joy Fowler que o inspirou foi lançado no Brasil corri para ler.

O livro segue os encontros de um clube do livro só sobre Jane Austen. A cada encontro um dos clássicos da escritora inglesa é debatido, cada vez na casa de um dos integrantes do clube. Cada capítulo foca em um dos integrantes e conta a sua história de vida permeado por citações de Austen.O clube é formado por cinco mulheres e um homem. Grigg é o único que nunca tinha lido nada de Austen, as mulheres, com era de se esperar, conheciam a obra intimamente. Jocelyn e Sylvia são amigas de vida toda, Bernardette é a mais velha do clube e a com mais casamentos, Prudie é a professora de francês e Allegra a mais nova. É esse grupo de pessoas que acompanhamos

Não sou uma grande conhecedora de Austen, não li todos os seus livros e isso pode ter prejudicado um pouco a minha leitura. Não consegui achar paralelos imediatos entre a história dos personagens e os livros que estavam lindo, mesmo no debate sobre o livro no clube me perdia um pouco, nada grave para o entendimento do livro apenas uma constatação de que o livro deve ser melhor para quem tem Austen na veia.

Assim como o filme o livro é leve, um daqueles para descansar a cabeça. A grande importância que o filme teve para mim está no livro também, as citações a Ursula Le Guin. Foi assim que a descobri e me tornei fã.

Compre aqui:

Submarino01 Saraiva Travessa Americanas Livraria Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: