Strike – The Cuckoo’s Calling

Ler o livro e ver a adaptação é comigo mesmo, se esse livro for um policial ele vai até pular fila de leitura. Os livros de Robert Galbraith, pseudônimo de JK Rowling, me conquistaram nas primeira páginas e quando vi que a BBC estava levando os casos de Cormoran Strike para a TV fiquei animada e aguardando ansiosamente pela estreia. A espera não foi em vão.

A primeira temporada de “Strike”, com três episódios, é a adaptação do livro “O Chamado do Cuco“. O primeiro acerto dessa adaptação é a escolha de uma temporada curta por livro, três episódios de uma hora dá tempo para que cada detalhe do caso da morte da modelo Lula Landry seja explorado sem deixar de lado a história dos protagonistas Cormoran Strike e Robin Ellacott. É uma opção intermediária entre um filme e uma temporada mais longa, funciona bem. Não tem o ritmo de aventura e perseguição das séries americanas, aqui é tudo bem inglês, até o ritmo.

Outro acerto da adaptação é a escalação do elenco. Tom Burke foi a escolha perfeita para Cormoram, um ex-soldado que perdeu a perna no Afeganistão, meio carrancudo e extremamente competente. Completando a dupla de protagonistas Holliday Graiger é Robin, a secretária que vai ganhando cada vez mais espaço no escritório e, de certa forma, vai se transformando em um interesse romântico de Cormoran (isso é algo que fica mais explicito nos outros casos da série). A dupla tem boa química e aquela cerimônia inglesa que faz com que se privem de falar mais do que o necessário para o trabalho. A dinâmica entre eles é fundamental, principalmente mais a frente na série, e essa adaptação conseguiu transportar das páginas para a telinha com precisão.

Não sou dessas que acha que adaptações tem que ser cegamente fieis aos livros. Cinema e, nesse caso, TV são veículos diferentes e a transposição das páginas vai se moldar ao meio. Aqui a BBC vai agradar até os mais puristas, tudo de importante está nessa pequena temporada. Vemos até como Cormoran perdeu a perna no Afeganistão. É uma boa adaptação de um bom livro policial, agora é aguardar pela segunda temporada, mais três episódios de “O Bicho-da-Seda“, e a BBC já prometeu a adaptação de “Vocação para o Mal“.

Um pensamento em “Strike – The Cuckoo’s Calling”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: